1. O que é Regime Próprio de Previdência Social (RPPS) e Regime Geral de Previdência Social (RGPS)?

RPPS é o regime previdenciário do setor público - União, estados e municípios. Ele existe para garantir os benefícios dos servidores, de modo a assegurar a manutenção do seu poder aquisitivo ou de seus dependentes, quando ocorrer à perda da capacidade de trabalho, seja por idade, invalidez ou falecimento. RGPS é o regime previdenciário dos trabalhadores de empresas privadas ou dos servidores públicos contratado sob o regime da Consolidação das Leis Trabalhistas (CLT) e que têm seus benefícios pagos pelo Instituto Nacional do Seguro Social (INSS)


2. O que é o Instituto de Previdência do Município de Duque de Caxias (IPMDC)?

É uma autarquia municipal, responsável pela administração dos fundos previdenciários dos servidores municipais de Duque de Caxias. O IPMDC garante os benefícios de pensão e aposentadorias aos servidores municipais e seus dependentes, de acordo com legislação vigente.



3. Quais são os benefícios assegurados pelo IPMDC aos segurados e seus dependentes?

. Servidores: Aposentadoria por invalidez permanente; Aposentadoria por idade; Aposentadoria por tempo de contribuição; Salário -Família; e Salário - Maternidade.


. Dependentes: Pensão por morte; e Auxílio-reclusão


4. Quem são os Segurados do IPMDC?

.Servidores públicos municipais efetivos em atividade.

.Servidores inativos que recebam proventos do município.

.Pensionistas: aqueles que, em face da dependência mantida com os servidores acima citados, recebam do município os valores dos respectivos benefícios.

5. Quem são os dependentes do Servidor?

Conforme Legislação Municipal vigente são dependentes do IPMDC:


I - O cônjuge, a companheira, o companheiro e o filho não emancipado, de qualquer condição, menor de 21(vinte e um) anos, ou inválido ou que tenha deficiência intelectual ou mental que o torne absoluta ou relativamente incapaz, assim declarado judicialmente; e

II - Os pais, desde que reste inequívoca a comprovação de dependência econômica e que não haja dependentes listados no item I. Obs.: Os dependentes concorrem entre si em condições de igualdade.

6. Quando os dependentes perdem a qualidade de beneficiário? E Quando perco o direito de pensionista?

Conforme a lei municipal 1.548 Art. 20 - Dar-se-á o cancelamento da inscrição de dependentes: Para o cônjuge, com desquite, separação judicial ou divórcio, sem que lhe tenha sido assegurado à prestação de alimentos ou pela anulação do casamento. Para a esposa que voluntariamente tiver abandono o lar, por mais de 05 (cinco) anos, ou que, mesmo por tempo inferior, tiver abandonado, sem justo motivo e se tiver recusado a voltar, (artigo 234 do Código Civil), desde que reconhecida uma dessas por sentença judicial, transitada em julgado. Para a companheira ou companheiro, mediante solicitação do seguro, com a prova da cessação da qualidade de dependentes, ou se desaparecerem as condições inerentes e essa qualidade. Para os filhos e as filhas, ou a eles equiparados, nos termos dos itens I e II. Dos § 1° do artigo 10, o advento da maioridade, salvo se inválidos. Para o dependente inválido, em geral, pela cassação da invalidez; Para os dependentes em geral:


a) Pelo matrimônio, emancipação ou o estabelecimento de união estável;

b) Pelo falecimento;

c) Pela perda da qualidade de segurado por aquele de quem ele depende.

7. O que é preciso para que eu possa pedir a minha aposentadoria por tempo de contribuição, idade ou invalidez?

O segurado terá direito à aposentadoria voluntária por tempo de contribuição, idade ou invalidez , na forma prevista da legislação em vigor.


8. Como é feito o calculo do meu benefício?

Vai depender do tipo de benefício. As pensões são calculadas conforme dispõe o artigo 40, §7 da Constituição Federal. As aposentadorias podem ser proporcionais ou integrais; com paridade ou sem paridade, dependendo da legislação que o servidor se enquadrar.


9. No Caso de falecimento do Segurado, quais os procedimentos a serem adotados?

O familiar deve comparecer ao IPMDC portando a certidão de óbito original para fazer a comunicação do óbito. Neste momento, os familiares recebem as informações necessárias para a solicitação do beneficio de pensão por morte.


10. O que é a contribuição previdenciária? E Porque todos os Segurados do IPMDC devem contribuir?

É a contribuição social destinada a custear os benefícios previdenciários. A Legislação vigente determina a contribuição dos servidores Ativos em 11%. Os Inativos e Pensionistas contribuem com o mesmo percentual, porém somente sobre a parcela do valor do beneficio que superar o teto do INSS.


11. Quais São as Regras de Aposentadoria Existentes?

Em regra, se da em proventos integrais ou proporcionais, conforme o tipo de aposentadoria aplicável ao servidor. Acesse o Link http://ipmdc.com.br/previdencia, e conheça as regras de aposentadoria.


12. Como faço para ter acesso ao meu demonstrativo de pagamento (contra- cheque)?

Através do link no site : http://ipmdc.com.br/contracheque , ou comparecendo ao IPMDC.


13.Quais os órgãos reguladores do IPMDC?

Toda unidade gestora de RPPS é orientada e fiscalizada pelo Tribunal de Contas do Estado e pelo Ministério da Previdência e Assistência Social (MPAS) - que estabelecem parâmetros e diretrizes e aplicam penalidades se necessário.


14. Quem fiscaliza o RPPS?

Vários são os órgãos que fiscalizam o RPPS: Tribunal de Contas; Ministério da Previdência Social, Câmara Municipal e Conselho Fiscal do órgão gestor do RPPS.


15. O que é avaliação atuarial?

A avaliação atuarial é um estudo científico que analisa o panorama do RPPS do município, avalia custos e propõe a forma mais adequada de financiamento dos benefícios futuros. Para esse estudo, são levados em consideração critérios como sexo do servidor, expectativa de vida, valor dos benefícios concedidos e a serem pagos, período de contribuição e dados sobre os dependentes. A partir da avaliação é possível a manutenção do equilíbrio financeiro e atuarial do IPMDC.


16. O que é equilíbrio financeiro e atuarial?

Equilíbrio financeiro é garantido quando o que se arrecada das contribuições é suficiente para custear os benefícios assegurados durante um período, geralmente o ano civil. Equilíbrio atuarial é quando o equilíbrio financeiro é mantido por um tempo maior, ou seja, durante todo o período de existência do regime.


17. Por que é tão importante manter o equilíbrio financeiro e atuarial?

O equilíbrio financeiro e atuarial dos RPPS não é de interesse exclusivo de servidores públicos e governos, mas de toda a sociedade,uma vez que se liga à capacidade de efetivação de políticas públicas que afetam de forma direta a vida dos cidadãos. Por essa razão, a construção do equilíbrio dos RPPS deve ser igualmente tratada por meio de uma política pública de Estado, envolvendo o planejamento e a ação governamental em um processo voltado a atingir objetivos socialmente relevantes e politicamente determinado.