ATENDIMENTO
(21) 3257-6000
segunda a sexta das 09h às 17h
Estrutura Administrativa
PRESIDÊNCIA
Compete a direção e superintendência de todas as atividades do IPMDC, respondendo por todos os atos por ele praticados, presidir as reuniões da Diretoria, baixar portarias, instruções, ordens de serviços e avisos, prestar contas anualmente de sua administração, praticar os demais atos de administração inerentes ao cargo.

ASSESSORIA DA PRESIDÊNCIA
Compete secretariar todas as atividades do IPMDC e substituir, nos impedimentos, o presidente.

CONSELHO DELIBERATIVO
Ao Conselho Deliberativo, órgão de direção superior e consulta, cabe fixar os objetivos e a política administrativa, financeira e previdenciária do IPMDC, e sua ação será desenvolvida pelo estabelecimento de diretrizes e normas gerais e organização, operação e administrativa.

CONSELHO FISCAL
Ao Conselho Fiscal, órgão de fiscalização do IPMDC, competirá fiscalizar a gestão econômica – financeira e o cumprimento das metas atuariais aprovadas.

CONTROLE INTERNO
Cabe ao Controle Interno acompanhar o cumprimento das metas previstas nos programas de trabalho, orçamentário, contábil e previdenciário, com caráter de auditoria, bem como responder às diligências do Tribunal de Contas do Estado do Rio de Janeiro.

DIRETORIA JURÍDICA
Assistir Juridicamente a Diretoria, opinando quando solicitado nas questões administrativas e financeiras, emitir parecer nos processos administrativos, emitir parecer nos contratos e convênios, representar o IPMDC em juízo ou fora dele através dos procuradores que integram a Diretoria, praticar todos os atos inerentes à sua função.

DIRETORIA DE CONTABILIDADE
Responsável pela manutenção dos informes mensais junto ao SIGFIS, elaboração de prestação de contas, administração financeira, balancetes mensais para apresentação aos conselhos deliberativo e fiscal, elaboração dos anexos de metas fiscais, da lei de diretrizes orçamentárias, do plano plurianual e da lei orçamentária anual, bem como responder às diligências do Tribunal de Constas do Estado do Rio de Janeiro.

DIRETORIA DE DEPARTAMENTO DE PESSOAL
Realiza tarefas e atividades específicas, na qual cuidam dos assuntos referentes aos servidores, desde a sua contratação, pagamento de salários, transporte, férias, licença médica, 13º salário, organização de horários e outros, cuidando da Admissão de Pessoal, das frequências, pagamentos de salário e benefícios, pagamento de taxa de impostos e contribuições. Responsável ainda pelo desligamento de pessoal, cuida do desligamento e quitação do contrato de trabalho, estendendo-se na representação da empresa junto aos órgãos oficiais, e toda a rotina de fiscalização.

DIRETORIA DE FORMALIZAÇÃO DE BENEFÍCIOS
Responsável pelos cálculos das aposentadorias e pensões, elaborações de portarias de aposentadorias e pensões, fechamento da folha de pagamento dos aposentados e pensionistas, envio de DIRF, emissão de contracheques, verificação de limite de empréstimo para consignação e revisão de aposentadorias e pensões.

DIRETORIA DE PERÍCIAS MÉDICAS
Responsável por planejar, coordenar, executar e controlar as atividades do Departamento de Perícias Médicas, exercer a supervisão das atividades do Departamento, com vistas a assegurar a consecução de seus objetivos, em consonância com os regulamentos e normas que regem o Instituto.

TESOURARIA
Compete receber todas as importâncias destinadas ao Instituto, efetuando de imediato registro na escrituração da tesouraria, sob pena de responder por crime de omissão, efetuar todos os pagamentos autorizados pelo presidente do IPMDC.